terça-feira, 12 de julho de 2011

OS M&M

Entraram na escolinha e em Setembro, integram a turma mais gira de Cacela!!!!

E, nem por acaso, no fim de semana, falávamos sobre a entrada no futuro, do Martim e da priminha que vem a caminho na 1ª classe...

Para mim já começa a ser um drama!!!!

Encontrei este texto na net que vale a pena ler

"Antecipar ou adiar o 1º ano?


Redacção Family Coaching

2011-06-21 14:37

É uma decisão que muitos pais têm de tomar por esta altura. Saiba o que é importante ter em conta.



Antecipar ou adiar o 1º ano é uma questão com que se deparam os pais das crianças nascidas nos meses de Setembro a Dezembro. Quando as crianças fazem seis anos num destes meses, a entrada na escola pode acontecer nesse ano ou no ano seguinte. A decisão é deixada aos pais... que por vezes têm certezas, mas por vezes têm dúvidas.

Também pode acontecer que os pais tomem a decisão de os filhos passarem, mas não haver vagas... neste caso, sugerimos que reflicta na mesma sobre as questões que aqui deixamos e que, depois, decida aproveitar ao máximo a situação!

Queremos ajudá-lo a reflectir, enquanto pai ou mãe responsável por esta escolha. Gostaríamos de deixar algumas questões importantes na hora de decidir. As respostas, essas são diferentes de criança para criança, de família para família - atreva-se a descobrir as suas!

- O que poderá ganhar o seu filho se entrar na escola com cinco anos? E o que poderá perder?

- O que poderá ganhar o seu filho se entrar na escola com 6 anos? E o que poderá perder?

- Que vantagens poderá ter cada uma das alternativas? E desvantagens? Pense em si e na sua realidade familiar.

- Que receios tem relacionados com o facto de ele entrar com cinco anos?

- Que receios tem relacionados com o facto de ele entrar com seis anos?

Lembre-se que todas as nossas escolhas têm vantagens e desvantagens, coisas boas e coisas menos boas... Se for capaz de identificar com honestidade as desvantagens ou pontos menos positivos da sua decisão, poderá descobrir o que quer fazer em relação a eles: se pensar que o seu filho poderá ficar mais «sozinho» se continuar no pré-escolar, pense como poderá reforçar os laços com os colegas que saíram, se há alguns que ficaram, como poderá valorizar o facto de ele ser um dos mais velhos, etc.

Se acreditar que ele poderá sentir insegurança com as novas aprendizagens ao decidir que ele irá para o primeiro ano, pense como poderá apoiá-lo para aumentar a sua autoconfiança.

E, finalmente, gostaríamos de recordar que os pais e as mães são os maiores especialistas na sua família e nos seus filhos! Ninguém conhece tão bem os seus filhos, logo ninguém saberá melhor o que é mais adequado para eles (nem a educadora, nem o pediatra, nem os seus amigos, nem os pais dos colegas dele)!

Confie neste seu conhecimento e avance para a sua decisão com segurança! Verá como esta segurança é contagiante e como, rapidamente, o seu filho sentirá que fez a melhor escolha!



Family Coaching "

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada Sandra! É isto mesmo.
Neste momento sei que fiz o melhor e tudo vai correr bem.
Beijos grandes