quinta-feira, 14 de julho de 2011

Grão a grão

Do discurso do Vitor Gaspar,  retive a intenção do governo de tornar as suas decisões mais equilibradas, com base nos principios de igualdades....

Da sobretaxa.. um mal necessário, se for o que é necessário para ajudar o país, há que fazê-lo, mesmo não tendo votado nos governos anteriores (a verdade é que o meu partido, ajudou á confusão também, afinal vetou o PEC IV). Gosto particularmente de perceber que afinal "só meia dúzia de gatos pingados" é afectado..

Uma surpresa, não pela decisão, mas por uma das justificações. As mais valias dos investimentos (Acções, dp´s) mantêm a tributação através da taxa liberatória, variável consoante o prazo do reembolso, para que com isto... Se incentive a POUPANÇA (?!) Viva a poupança, nada melhor do que me incentivar como me tirarem uma percentagem de um extra, que se for gerido devidamente devia efectivamente ir para uma poupança... Nada melhor que me cortarem na capacidade de poupança....

Confesso que tenho sido uma simpatizante deste governo, é uma realidade que não se fazem omeletes sem ovos, mas... podiam ter pensado um pouco melhor, a justificação cai mal...

Poupai minha gente, poupai, e se quiserem investir, talk to me!!! ;)

Agora a sério, sabe-se que numa família existe a capacidade de se reajustar financeiramente se sofrer um corte 10% no seu orçamento mensal (basta vermos que há sempre o que cortar), mas a verdade é que do contacto diário que tenho com esta realidade, este objectivo não se consegue, de forma alguma atingir (venha lá o reajuste que vier). Espero sinceramente que se comece a compreender que é urgente uma mudança de mentalidades, redefinição de prioridades para que deixemos de andar com ar de coitadinhos e se oiça sempre o mesmo "isto está tão mal"...

Sem comentários: