quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Visita á Dra PLC

Decidi antecipar a consulta dos 15m, e assim aproveitava que a sua médica assistente o visse.... Não é que não confie noutros profissionais, mas a Dra que o segue desde bebinhas é quem nos conquistou logo o coração, e quem, no fundo, nos tranquiliza sempre, perante qualquer cenário.

Assim que ouviu as queixas passou ao exame... ganglios muito inflamados (até me ajudou a senti-lo); garganta toda branca cheia de pus, e fígado um pouco dilatado... Diagnóstico: Mononucleose... OK logo á partida pareceu-me um palavrão, mas mais uma vez, a voz meiga acalmou-me... Até porque ontem o Martim já não tinha febre(ontem, porque hoje voltou a ter...)

A Mononucleose, é uma infecção provocada pelo vírus Epstein-Barr, que se transmite pela saliva (onde será que apanhou, se nem eu nem o papá temos sintomas, e não o deixamos propriamente lamber nada na rua...), os seus sintomas comuns são, fadiga, mal estar, dores de garganta (a tal amigdalite diagnosticada nos Lusíadas), febre, aumento dos ganglios linfáticos do pescoço (tal como a Dra PLC me mostrou), inflamação do fígado (hepatite)... o melhor tratamento é o repouso em casa! E por isso, cá estamos...


Ele.... Hoje voltou a ter febre (:( )está sem pachorra para nada, dorme mal, farta-se de tossir,tem muitas secreccções nasais, não tem apetite... Desde o início da semana e até hoje está comigo, o resto da semana ficará com o papá... Possivelmente amanhã volta a ser visto e vamos levando um dia de cada vez....

Ultimamente, até por comentários que oiço, penso muito se o Martim está sempre doente, será que se passa algo com ele? Ontem perguntei-o directamente á médica, que mais uma vez, acalmou o meu coração, e me respondeu simplesmente... qe se este bebé estivesse "em casa" a frequência de doenças seria francamente inferior.... CAda vez penso mais se devo fazer opções na minha vida...


Alertei a escola, até porque não é de meu feitio não dar satisfações.. e afinal falamos de uma doença altamente contagiosa, esperamos que não surjam mais casos (é o mais provável ?!) cada vez acho mais que o meu filho apanha sempre tudo....


Agora dorme no meio do tapete da sala... é o único sitio onde ultimamente consegue descansar... vou deixá-lo...

4 comentários:

Tânia ♥ O Nosso Mundo Perfeito ♥ disse...

Que coisa, realmente o Martim n esta numa boa fase, deve ate estar bastante cansado.Sabes que tambem apanham muitas coisas seguidas porque nao chegam a ficar bem das primeiras :(

As melhoras Sandra

Mami ( Sónia ) disse...

Já sabemos que quando eles andam na escola é mais fácil ficar doentes, e depois nem todos os pais avisam quando os filhos tem uma doença assim contagiosa. E depois claro ficamos com os miúdos doentes.
Ao menos já está diagnosticado e agora vai recuperar em casa no miminho dos papás!
As melhoras rápidas.
Beijinhos

Unknown disse...

É verdade que onde há uma grande concentração de miúdos é mais fácil a propagação destes vírus, mas o que me magoa é que sempre que aviso o colégio ( e faço-o sempre que o meu filho dá um AI)é sempre o único... Das duas uma ou de facto, o meu filho é muito doente, ou então é um amor de pessoa que fica com as doenças todas para ele para os amiguinhos estarem bem.... E o estranho é que sempre que lá chegohá sempre um com ranhoca, ou com cara de doente, ou com febre, ou, ou .... enfim..

Tânia ♥ O Nosso Mundo Perfeito ♥ disse...

Tb existe muitas pessoas que mandao os meninos de qq maneira, eu n mando o santiago doente por ex