sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Resumo do 1º dia de aulas na escola oficial

Adorou, e pediu para voltar!!!
Comeu douradinhos por isso só por saber o almoço já tinha o dia ganho, matou saudades dos amigos da escolinha antiga e basicamente, ganhou o jackpot.

A minha perspectiva, estou estupefacta com alguns pormenores. São uma escola oficial, onde o ensino é, supostamente gratuito, no entanto, não têm atl ou qualquer outro tipo de ajuda para prestarem ás famílias  considerando que os pais têm actividades laborais, e nem todos conseguem ter a felicidade de trabalhar das 09h ás 15h ( e falo eu que estou numa classe profissional privilegiada no que a horários diz respeito, no papel trabalho das 08h30 ás 16h30); a lista de material é imensa e faz lembrar os delegados de propaganda médica, tal é o enfâse que dão a determinadas marcas (mais uma vez se é público, é suposto abranger toda a população, sendo que nem todos têm as mesmas possibilidades financeiras); a C M Seixal, como é uma querida, tem um projecto fantástico de oferecer sensivelmente 3 meses de natação gratuita a cada sala de pré-escolar em cada ano lectivo, de acordo com a educadora, possivelmente para promover as piscinas municipais (curioso o mês passado quando o quis inscrever tive de passar para a C M Almada  porque a do Seixal, não tinha qualquer vaga e listas de esperas enormes...)oferecem as aulas e deslocações, contudo na escola falta inclusive uma fotocopiadora, papel para as casas de banho e sabe-se lá mais o quê... Ah têm um projecto fantástico de alimentação saudável, "proibindo" bollicaos, chipicaos e afins, incentivando ao consumo da fruta, oferecem um pacote de leite diário ás crianças, contudo, se quisermos leite simples a escola tem o requisitar específicamente dado que, por defeito, é enviado em quantidade francamente superior o leite achocolatado, e por mais que questione não percebi o motivo...

Bem podia ficar aqui a divagar, a verdade é que quando pensei em mudá-lo para o ensino público, foi em primeira instância para lhe proporcionar um ano 0 que o preparasse para o ensino básico (entre outros motivos de origem pessoal), mas a verdade é que ver como funciona o ensino público entristece-me e faz-me pensar que desperdiçamos recursos tão bons, como o parque escolar que tem sido desenvolvido, como os excelente profissionais que ficam no desemprego ou á mercê dos restos que ficam por aí espalhados no país, ou pior....


Mas isto sou eu, que não percebo nada....


Como diz o avô, o que importa é que ele gostou, afinal, como mãe que sou, só quero o seu bem, e se ele gostou, eu fico feliz!!!  ;P

1 comentário:

AVO TONA disse...

O Martim no seu melhor pois ele e uma criança feliz, e está sempre surpreendendo os Pais e todos os que rodeiam, sabe sempre contornar os obstáculos que lhe vão surgindo. Pois tem bem a quem sair eu me sinto orgulhosa apesar de estar a 300 km dele pois ele e o Amor da minha vida de quem eu tenho imensas saudades. PARABENS aos PAIS.