terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Porque aqui também se fala de coisas sérias

Retirei um excerto de uma reportagem do Correio da Manhã acerca da maratona para a concertaçaõ social. Não vou falar das medidas, até porque pertenço a um sector privado "diferente" e ainda não sei bem oque vai acontecer. O post relaciona-se com algo que defendo com unhas e dentes, mesmo tendo amigos empresários...

"ECONOMIA PARALELA
A eliminação da economia paralela teria permitido uma redução do défice público de 8,6 para 6,9% em 2010. Segundo os últimos dados do Índice de Economia não Registada em Portugal – elaborado pelo Observatório de Economia e Gestão de Fraude da Faculdade de Economia da Universidade do Porto – entre 2009 e 2010 esta aumentou 2,5% para o máximo histórico de 24,8% do PIB. O aumento da carga fiscal, de impostos directos e indirectos e as contribuições para a Segurança Social são os principais factores apontados pelos investigadores para justificar o crescente peso da economia paralela. Em termos absolutos, esta terá ascendido a 32 183 milhões de euros num PIB oficial de 129 772 milhões de euros, a preços constantes de 2000."

O movimento Pedir Factura é algo que deviamos em que deviamos investir....Uma vez numa farmácia fiz uma despesa aproximada de 0,50€ e pedi, como habitualmente faço, factura, e a pessoa que me atendeu, de olhos esbugalhados perguntou se por aquele valor era mesmo precisa a factura, questionei-a se achava o valor irrisório ao ponto de se tornar absurdo apresentá-lo nas minhas despesas, orgulhosa respondeu que sim, então educamente pedi-lhe um saco e disse-lhe que absurdo por absurdo, eu ia levar o artigo, e se não lhe causasse tanto incómodo, ela que o pagasse....Não fui cinica, tºão pouco arrogante, mas foi o suficiente para a pessoa mudar de opinião...Afinal, nunca tinha pensado nisso.


É certo que as empresas têm pouco apoio,  é certo que a carga fiscal é elevada para quem contribui para o país, mas eu, enquanto empregada do privado, cumpro com a minha parte, e também me pesam os impostos, e pago-os de igual modo que aqueles que são os coitadinhos também os pagam... (e não recebo abono, omeu filho  não anda na escola do Estado, não vou a hospitais públicos nem centro de saúde...portanto, uso um bocadinho menos o Estado que muitas outras pessoas e no entanto, não tenho direito a muito, e felizmente tenho opção de outro tanto...)

Não concordo que não se peçam, assim como acredito que apesar de não as pedirmos sempre, nem todas as empresas fogem. Felizmente! Mas mesmo assim, pedir factura podia fazer, nesta altura tão dificil, muita diferença....


Na era do Facebook, vamos a elas?!?!?!!??! Juntem-se ao movimento, vamos mudar mentalidades, pela justiça... e porque aqui se fala basicamente do Martim, por ele, e pelos vossos!

Movimento PEDIR FACTURA no Facebook, faz Like JÁ!!! ;)

2 comentários:

As minhas africanisses disse...

por acaso, já adoptei a factura. Penso que se todos pagarmos o que devemos tudo se resolve. O problema é que anda meio mundo a tentar enganar o outro. Mas acho que é bom a informação. Ah, e eu peço smp em farmacias, já viste bem os milhões que são roubados todos os anos?! e pouco a pouco, torna-se muito!

A Fia e eu. disse...

Eu estou dooutro lado da questão: trabalho no atendmento directo ao público e tal como os clientes são 'obrigados' a pedir factura, nós também somos penalizados por não a dar . O que acontece é que tento dar a factura aos clientes, e eles inclusivé se negam a dar os dados para colocar num factura de, por exemplo, um envio de 0,32€, a não ser que pertençam a uma empresa e tenham que apresentar contas .
Como cliente, exijo sempre factura. Como balconista, não sei que lhes faça quando os deixam em cima do balcão !
:D