sexta-feira, 6 de abril de 2012

Talk to the hand...

É praticamente quase o que me falta ouvir da boca dele...

Ultimamente anda muitoooo teimoso.


Tem vezes que chegamos ao final do dia com a sensação que passámos o dia todo a repreendê-lo. Andamos numa picardia pegada, e infelizmente, quase sempre quem desiste somos nós.. e ele, sai vitorioso.


Óbvio que cá em casa não é a república das bananas, mas se estou sempre a dar-lhe para trás (porque ele tem cada ideia luminosa) passamos literalmente o dia numa disputa de forças mentais, que a mim e ao papá, deixa de rastos...

Como fazem? Quais os truques e dicas que podem partilhar? O que resulta com os vossos? A ideia de lhe dar hipóteses de escolha por exemplo, ou de recompensa, que noto claramente que ele ainda não compreende...

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom, como sabes não sou mãe. Tenho a prática dos meus sobrinhos que como sabes convivo mesmo muito. Na escola aprendemos que as crianças passam por um momento de ditador, e se não o dobrares nunca mais o vais conseguir. É só recordares qd eras miuda e veres se eras contrariada. Deves aliar o bom senso com a educação, e faze-lo ver se procedeu mal irá ter consequencias (5minutos de pausa). Penso que as recompensa não é um reforço positivo, ele deve perceber que quem fica a perder é ele. Os meus pais faziam-me assim, não havia castigos, nem recompensas, nem nada. Havia uma noção de ter bom comportamento. Mas isso é comigo, e fiz o mesmo com as meninas, mesmo sendo diferentes, sempre souberam o que se podia fazer.

Bjs Vanessa

Mamã Sónia disse...

Connosco está a acontecer o mesmo. Passamos os dias a dizer não, a chamá-lo à atenção e a ouvir birras.
Já tentámos muitas coisas:
- Ignorar as birras - às vezes resulta, outras não.
- A hipótese de escolha - às vezes resulta, mas nem sempre
- A palmada no rabo - resulta, mas tentamos evitar
- Castigo (coloco-o na cama e fica lá até parar de chorar) - Resulta, mas custa muito deixá-lo lá a chorar

No final do dia, quando o vou deitar costumo falar-lhe de como se portou durante o dia, elogiando ou explicando porque é que se portou mal.