quinta-feira, 19 de abril de 2012

O post do esclarecimento

Algumas mamãs e amigas, me têm perguntado por aqui e por aí porque inscrevi o Martim no pré-escolar.


NÃO porque esteja descontente com a escola onde anda, que de uma forma ou de outra me vai enchendo as medidas;


SIM... porque acho que ia fazer-lhe bem a mudança, a ele e a nós...sempre são mais menos kilómetros que fazemos por dia, por semana, por mês.... e se bem que nos vai custar, a verdade é que a ele custará bem menos, haja carinho e amizade e tudo o resto se constroi.... (esta realidade doi, mas está certa);



E NIM..... principalmente por razões financeiras, isto porque obviamente não sendo abastada, tenho consciência que a mensalidade que tenho actualmente num colégio privado fica bem aquém das praticadas na grande maioria dos colégios que conheço ( e sim, são alguns), mas numa escola semi pública (ipss) ficará bem acima das já praticadas (posso dizer-vos que no 1º ano o Tim entrou numa IPSS cuja mensalidade ultrapassava a que tinha então em vista em 100€.... (óbvio que faz mossa). A vantagem vem quando decidimos partir para um 2º ou 3º filhos (E não, não estou grávida nem penso estar no próximo ano, pelo menos);

Acima de tudo penso também que qualquer poupança que faça numa mensalidade, me vai permitir oferecer-lhe actividades extra curriculares, ao contrário do que acontece em muitas escolas, na escola do Martim as actividades existentes (penso que música, e talvez ginástica) são todas extra mensalidade, e honestamente, o preço não compensa face á oferta existente.

Mais cedo ou mais tarde, ele vai ter ir para a escola primária, se puder desde já começar a trabalhar nesse sentido, penso que será bem mais fácil... A dura realidade diz-me que possivelmente fosse mais fácil que ele entrasse se não fosse condicional, se eu estivesse desempregada, ou vivesse de um outro tipo de rendimento que não implicasse trabalhar por conta de outrém, mas não custa tentar, e há que ter esperança. Valeu-me pelas pessoas que conheci, pelo carinho que nelas vi na profissão que têm, e por vê-lo desbravar, sem receios terrenos desconhecidos.. E se não for este ano, para o ano voltamos a tentar.. e entretanto, estaremos de férias.


Se precisarem de ajudinha digam, já me mestrei no assunto!


Agora é aguardar


By the way, é incrível o que o ensino escolar (destas idades) evoluiu desde que inscrevi o Martim na escola, actualmente há escolinhas que oferecem aos seus alunos, inglês, e dança!!! não é ballet, é dança mesmo, achei delicioso!

2 comentários:

As minhas africanisses disse...

Olha, as minhas sobrinhas tiveram expressao coporal, uma especie de dança, dos 3 aos 5 e devias ter visto a evolução.
Eu acho bem que tentes apostarna educação. Acho também que uma poupança mensal, não diminuindo na qualidade é sempre positivo, e se o Tim tiver sorte de entrar numa pública é sempre bom, não acho isso menos digno, nem que se aprende menos. As minhas sobrinhase o Gui (da sandra ) sempre estiveram e olha que a educação é excelente. As minhas sobrinhas tiveram teatro, tenis e ginastica e ingles...como extra, já viste?

pitoquitas disse...

Miga Ballet é dança!
Sabias que alguns jogadores de futebol aprederam Ballet, para ter maior cordenação motora.

Acredito que para ja não será necessario para o Martim uma vez que ele ja dança muito bem.