sábado, 28 de janeiro de 2012

Ritual dos dentes

Em conversa com outras mamãs, percebi  que manter o ritual dos dentes nem sempre é tarefa fácil. Por cá o certo é lavar sempre á noite (mas infelizmente quer fazê-lo e depois beber o leite e não conseguimos inverter a ordem das coisas), de manhã raramente faz ( o facto de acordar cedissimo não ajuda), e depois do almoço só se for ao fim de semana...

Percebi que pelo menos um dos amiguinhos do Tim lava-os sempre após o almoço na escola, o que me remete para a dúvida que espero que me ajudem a esclarecer, até porque sei que tenho seguidores que trabalham no ramo da educação. Em tempos, quando questionei a escolinha do Tim sobre a possibilidade de levar uma escova de dentes para lavarem os dentinhos após o almoço, foi-me dito, para meu espanto, que a Segurança Social proibe tal hábito, de acordo com a informação que me foi passada, consideram que pode haver alguma confusão no manuseamento, podendo a que os meninos mexam nas escovas uns dos outros... Não me fez sentido, mas confesso que chega a um ponto que me cansa bater sempre nas mesmas teclas e optei por aguardar por nova consulta para partilhar esta questão com a Dra PLC.

Se o receio de uns porem as escovas de dentes na boca de outros, então e com as chuchas, e brinquedos, e colheres que servem os mesmos pratos e copos de iogurtes, que sei que vai acontecendo? Então não é normal, que nestas idades ainda ponham coisas na boca?!?! Então assim, as escolas seriam espaços amplos e vazios sem qualquer tipo de objecto, pelo menos até ás idades em que eles já têm capacidade de perceber que nao o devem fazer... Como não conheço a lei, mas conheço a SS, questiono-vos. Que se passa nas vossas escolinhas? Que meninos lavam os dentinhos na escola?? E já agora que lei é essa? Onde posso ter acesso ás normas da SS, é que também há outras coisinhas que me tiram do sério como por exemplo, não se poder levar comida de casa, no entanto, de manhã, é raro o menino que não leva pequeno almoço na mochila.... Não se pode levar comida, mas se houver uma papa específica podemos mandar uma porção para o lanche.. não entendo, a lógica devia ser a mesma. Mas, mais uma vez, não conheço a lei e por isso gostava de a conhecer.

Quem me dá umas luzes? (este post vem no seguimento do "remexer no futuro" que vos falei no FB, quero ter uma maior noção do que se passa á nossa volta e ver o que podemos melhorar)!!!

4 comentários:

O Tanguinhas & Family Love disse...

Sandra o Lourenço no inico deste ano lectivo a educadora do Lourenço pediu um escova e pasta dos dentes de preferência que tivesse tampinha e que ambas fossem marcadas com as iniciais do nome dele e assim foi,compramos e enviamos e elas ofereçeram um copinho a cadamenino/a,claro que tem de haver organização da parte das educadoras e auxiliares da sala dele (são 3 no total) para 12/15 meninos nem são tantos acho eu ... eu propria perguntei como iriam conseguir e lá me explicaram,quando acabam de comer vão ao baçio/sanita e depois vao dois a dois lavar os dentes e mãos antes da sesta! Se é proibido não sei a verdade é que o ritmo foi posto e ele depois das refeições em casa vai fazer as suas necessidades e depois pede para lavar os dentes as vezes basta apontar para a escova e pasta de dentes dele!

Ele vai mudar de infantário ´devido a irmos mudar de casa e na lista do novo infantário que é particular também pedem!!

Cada um impoêm as suas regras e funcionamento,penso eu!!

beijinhos

Unknown disse...

Ana Obrigada pela tua partilha. De facto, não me parece que seja assim tão complicado. Aliás as escovas não são para andarem com elas de um lado para o outro, são para estarem guardadas até ao momento de utilização pelo que não deve ser dificil de controlar. A meu ver, é bem mais dificil controlar um brinquedo que está na salinha e que anda de boca em boca... Se é lei eu também não sei, mas se é, é bem parva não achas?

Há coisas que não percebo, mas quando estiver de férias vou aprofundar esta "lei", é importante que eles ganhem estes hábitos o quanto antes. E nada melhor que a escola para isso, afinal eles lá têm um comportamento tão diferente de casa!

Matahari disse...

O Guilherme lava os dentes todas as manhãs, depois do pequeno-almoço e antes de se ir deitar. Este ritual é sempre antecedido de um choradinho de "não quéio dentinhos...", mas acaba sempre por lavar.
Na escolinha nunca nos pediram paterial para lavar os dentes mas não me preocupa muito porque a pediatra diz que duas vezes é suficiente.

A Fia e eu. disse...

No início do ano também foi pedido que a Fia levá-se o conjuntinho de escova, copo e pasta infantil , o que contraria em tudo a informação que te foi dada, já que ela está numa IPSS !