domingo, 28 de março de 2010

Pego do Inferno- Uma pequena maravilha!

A hora de Verão trouxe definitivamente, o calor consigo, pelo menos aqui por terras algarvias..

Acordámos já passavam das 10h, estávamos todos muito cansados do passeio a Sevilha, mas depressa nos despachámos, adultos e miúdos e descemos a pé até á praia, só para dar um look no panorama geral!!! Incrível como de repente a Manta Rota se encheu de cheiro a protector solar!!!!

O dia prometia, o calor já apertava, entrámos nos carros e rumámos a Pego do Inferno.

Situado a 7km de Tavira, o Pego do Inferno é um pequeno paraíso na Terra, falamos de uma das quedas de água da ribeira da Asseca, um dos mais importantes cursos de água desta região.
"Recentemente esta lindíssima envolvente foi submetida a uma eficaz requalificação do espaço, delineando um agradável percurso, que enriqueceu ainda mais toda a paisagem. De facto, o ponto alto deste percurso é o bonito “Miradouro do Pego“, onde se pode admirar a grande beleza da queda de água que deleita quem a visiona, e oferece mergulhos refrescantes nos meses de verão.
A queda de água forma uma lagoa redonda, de um verde mediterrânico, rodeada de uma refrescante área arborizada.

O acesso ao Pego do Inferno, após o estacionamento, faz-se durante cerca de 100 metros até se aceder a uma escadaria de madeira, começando aí o percurso propriamente dito, levando a descida até ao Pego cerca de 300 a 400 metros" (in www.guidacidade.pt).

A LENDA DO PEGO DO INFERNO


Reza a lenda que lá nos tempos longíquos, uma carroça se despenhou no pego, tendo os seus ocupantes caído na lagoa. Quer os cadáveres dos ocupantes, quer os dos animais que puxavam a carroça, nunca foram encontrados. Igualmente não foi encontrado pelos mergulhadores o fundo da lagoa, tendo levado ao nome de PEGO DO INFERNO.

Devo dizer-vos que em terras Algarvias vale bem a visita.





Sem comentários: